TAREFA PÃEZINHOS II
O arquivo foi retirado de:
SANTOS, M.; RODRIGUES, M. O desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo em alunos do 3° ano. Revista Bolema, Rio Claro - SP, v. 33, n. 64, p. 542–567, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05. Acesso em: 25 out. 2022.
TAREFA PÃEZINHOS I
O arquivo foi retirado de:
SANTOS, M.; RODRIGUES, M. O desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo em alunos do 3° ano. Revista Bolema, Rio Claro - SP, v. 33, n. 64, p. 542–567, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05. Acesso em: 25 out. 2022.
TAREFA AS ESPETADAS
O arquivo foi retirado de:
SANTOS, M.; RODRIGUES, M. O desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo em alunos do 3° ano. Revista Bolema, Rio Claro - SP, v. 33, n. 64, p. 542–567, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05. Acesso em: 25 out. 2022.
TAREFA DAS PIZZAS
O arquivo foi retirado de:
OLIVEIRA, I. P.; GAVA, A.; OLIVEIRA, J. C. R. de. Relato de uma experiência com o ensino de frações na perspectiva do Ensino Exploratório. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 201–214, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/38725. Acesso em: 25 out. 2022.
TAREFA TELEFONE CELULAR
O arquivo foi retirado de:
PAULEK, C. M.; ESTEVAM, E. J. G. Ensino Exploratório de Matemática: uma discussão sobre tarefas e a dinâmica da aula. In: VIII Encontro Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM. Actas do VIII CIBEM. Madri: SEUR, 2017. v. 7. p. 1-9. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/20307/
TAREFA FOTOGRAFIA
O arquivo foi retirado de:
PAULEK, C. M.; ESTEVAM, E. J. G. Ensino Exploratório de Matemática: uma discussão sobre tarefas e a dinâmica da aula. In: VIII Encontro Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM. Actas do VIII CIBEM. Madri: SEUR, 2017. v. 7. p. 1-9. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/20307/
TAREFA COMPARAÇÃO
O arquivo foi retirados de:
QUARESMA, M.; PONTE, J. P. A condução de discussões matemáticas como vertente da prática profissional do professor. In: PONTE, J. P. (Org). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 1ª edição, 2014. p. 165-179. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/15310/1/P3M.pdf. Acesso em: 20 de jun. 2023
TAREFA CONSTRUINDO E COMPARANDO FRAÇÕES
Os arquivos foram retirados de:
BUENO, A. C.; MENDES, M. L. C. Planejamento de atividades de regência. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2016.
TAREFA CHOCOLATE
Os arquivos foram retirados de:
BUENO, A. C.; MENDES, M. L. C. Planejamento de atividades de regência. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2016.
TAREFA CALCULADORA
Os arquivos foram retirados de:
BUENO, A. C.; MENDES, M. L. C. Planejamento de atividades de regência. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2016.
TAREFA DOBRAS NO PAPEL
Os arquivos foram retirados de:
BUENO, A. C.; MENDES, M. L. C. Planejamento de atividades de regência. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2016.
TAREFA NÚMEROS DE BOLOS
Os arquivos foram retirados de:
SILVA, R.; RODRIGUES, M. A discussão de diferentes resoluções de um problema numa abordagem de ensino exploratório da matemática. In: PIRES, C.; LINO, D.; MADUREIRA, I.; RODRIGUES, M.; FALCÃO, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. p. 253 – 263. Lisboa. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12018
TAREFA APLICAÇÃO DE CARLOS
O arquivo foi retirado de:
BRITES, V. J. B.; RODRIGUES, R. V. R. Um estudo sobre o Ensino Exploratório de Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos. In: XIII SESEMAT - Seminário Sul-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. Anais do XIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, v. 3. p. 36-46. Campo Grande, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/sesemat/article/view/8344
TAREFA FRAÇÕES COM CABEÇA
O arquivo foi retirado de:
ANTUNES, D. M. de O. M. A importância do Português na Resolução de Problemas Matemáticos – Um Estudo de Caso. 184f. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém. Santarém. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.15/1796
TAREFA NÚMEROS: O QUE É E PARA QUE SERVEM?
Os arquivos foram retirados de:
SILVA, F. da R. da. Estudantes do 9.° Ano do Ensino Fundamental exploram situações com os números π e ϕ. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2019. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5039
TAREFA NÚMEROS E DÍZIMAS
Os arquivos foram retirados de:
BORGES, T. J. T. A Aprendizagem de Números Irracionais: um estudo com alunos do 8° ano. 295f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa. Lisboa. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/38476
TAREFA INCOMENSURÁVEL
Os arquivos foram retirados de:
ROCHA, R. R. M. Sensibilidade para existência dos números irracionais. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seropédica, 2018. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2612
TAREFA A PISTA PARTICULAR
O arquivo foi retirado de:
SILVESTRE, A. P. S. G. de G. Preparação e orquestração de discussões coletivas em Matemática: Desafios experienciados por uma jovem professora no 5° ano de escolaridade. 169f. Dissertação (Mestrado do Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setubal, Setubal. 2016.Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/17723
TAREFA AS PINTURAS DE PEDRO
O arquivo foi retirado de:
ANDRADE, P. I. S. Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setubal, Setubal. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/30519
TAREFA ÁREA E PERÍMETRO DE QUADRILÁTEROS (PARTE 2)
Plano de ensino e quadro de orientações
O plano de ensino, quadro de orientações e a tarefa foram retirados de:
OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira
TAREFA ÁREA E PERÍMETRO DE QUADRILÁTEROS (PARTE 1)
Plano de ensino e quadro de orientações
O plano de ensino, quadro de orientações e a tarefa foram retirados de:
OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira
TAREFA JOGO DO TREM
Plano de ensino e quadro de orientações
O plano de ensino, quadro de orientações e a tarefa foram retirados de:
OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira
TAREFA MEDINDO COM BARRAS CUISENAIRE (PARTE 2)
Plano de ensino e quadro de orientações
O plano de ensino, quadro de orientações e a tarefa foram retirados de:
OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira
TAREFA MEDINDO COM BARRAS CUISENAIRE (PARTE 1)
Plano de ensino e quadro de orientações
O plano de ensino, quadro de orientações e a tarefa foram retirados de:
OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira
TAREFA QUAL O COMPRIMENTO?
Plano de ensino e quadro de orientações
O plano de ensino, quadro de orientações e a tarefa foram retirados de:
OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira