TAREFA PÃEZINHOS II

Tarefa

 

O arquivo foi retirado de:

SANTOS, M.; RODRIGUES, M. O desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo em alunos do 3° ano. Revista Bolema, Rio Claro - SP, v. 33, n. 64, p. 542–567, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05. Acesso em: 25 out. 2022.

TAREFA PÃEZINHOS I

Tarefa

 

O arquivo foi retirado de:

SANTOS, M.; RODRIGUES, M. O desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo em alunos do 3° ano. Revista Bolema, Rio Claro - SP, v. 33, n. 64, p. 542–567, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05. Acesso em: 25 out. 2022.

TAREFA AS ESPETADAS

Tarefa

 

O arquivo foi retirado de:

SANTOS, M.; RODRIGUES, M. O desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo em alunos do 3° ano. Revista Bolema, Rio Claro - SP, v. 33, n. 64, p. 542–567, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05. Acesso em: 25 out. 2022.

TAREFA DAS PIZZAS

Tarefa

 

O arquivo foi retirado de:

OLIVEIRA, I. P.; GAVA, A.; OLIVEIRA, J. C. R. de. Relato de uma experiência com o ensino de frações na perspectiva do Ensino Exploratório. Ensino da Matemática em Debate[S. l.], v. 5, n. 2, p. 201–214, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/38725. Acesso em: 25 out. 2022.

TAREFA TELEFONE CELULAR

Tarefa

 

O arquivo foi retirado de:

PAULEK, C. M.; ESTEVAM, E. J. G. Ensino Exploratório de Matemática: uma discussão sobre tarefas e a dinâmica da aula. In: VIII Encontro Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM. Actas do VIII CIBEM. Madri: SEUR, 2017. v. 7. p. 1-9. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/20307/

TAREFA FOTOGRAFIA

Tarefa

 

O arquivo foi retirado de:

PAULEK, C. M.; ESTEVAM, E. J. G. Ensino Exploratório de Matemática: uma discussão sobre tarefas e a dinâmica da aula. In: VIII Encontro Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM. Actas do VIII CIBEM. Madri: SEUR, 2017. v. 7. p. 1-9. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/20307/

TAREFA COMPARAÇÃO

Tarefa

 

O arquivo foi retirados de:

QUARESMA, M.; PONTE, J. P. A condução de discussões matemáticas como vertente da prática profissional do professor. In: PONTE, J. P. (Org). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 1ª edição, 2014. p. 165-179. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/15310/1/P3M.pdf. Acesso em: 20 de jun. 2023

TAREFA CONSTRUINDO E COMPARANDO FRAÇÕES

Tarefa

Sobre a Tarefa

 

Os arquivos foram retirados de:

BUENO, A. C.; MENDES, M. L. C. Planejamento de atividades de regência. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2016.

TAREFA CHOCOLATE

Tarefa

Sobre a Tarefa

 

Os arquivos foram retirados de:

BUENO, A. C.; MENDES, M. L. C. Planejamento de atividades de regência. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2016.

TAREFA CALCULADORA

Tarefa

Sobre a Tarefa

 

Os arquivos foram retirados de:

BUENO, A. C.; MENDES, M. L. C. Planejamento de atividades de regência. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2016.

TAREFA DOBRAS NO PAPEL

Tarefa

Sobre a Tarefa

 

Os arquivos foram retirados de:

BUENO, A. C.; MENDES, M. L. C. Planejamento de atividades de regência. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2016.

TAREFA NÚMEROS DE BOLOS

Tarefa

Quadro de Orientações

 

Os arquivos foram retirados de:

SILVA, R.; RODRIGUES, M. A discussão de diferentes resoluções de um problema numa abordagem de ensino exploratório da matemática. In: PIRES, C.; LINO, D.; MADUREIRA, I.; RODRIGUES, M.; FALCÃO, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. p. 253 – 263. Lisboa. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12018

TAREFA APLICAÇÃO DE CARLOS

Tarefa

 

O arquivo foi retirado de:

BRITES, V. J. B.; RODRIGUES, R. V. R. Um estudo sobre o Ensino Exploratório de Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos. In: XIII SESEMAT - Seminário Sul-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. Anais do XIII SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, v. 3. p. 36-46. Campo Grande, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/sesemat/article/view/8344

TAREFA FRAÇÕES COM CABEÇA

Tarefa

 

O arquivo foi retirado de:

ANTUNES, D. M. de O. M.  A importância do Português na Resolução de Problemas Matemáticos – Um Estudo de Caso. 184f. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém. Santarém. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.15/1796

TAREFA NÚMEROS: O QUE É E PARA QUE SERVEM?

Tarefa 1

Sobre a tarefa 1

Tarefa 1A

Sobre a tarefa 1A

 

Os arquivos foram retirados de:

SILVA, F. da R. da.  Estudantes do 9.° Ano do Ensino Fundamental exploram situações com os números π e ϕ. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2019. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5039

TAREFA NÚMEROS E DÍZIMAS

Tarefa

Plano da aula

 

Os arquivos foram retirados de:

BORGES, T. J. T. A Aprendizagem de Números Irracionais: um estudo com alunos do 8° ano. 295f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa. Lisboa. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/38476

TAREFA INCOMENSURÁVEL

Tarefa

Etapas da aula

 

Os arquivos foram retirados de:

ROCHA, R. R. M. Sensibilidade para existência dos números irracionais. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seropédica, 2018. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2612

TAREFA A PISTA PARTICULAR

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

SILVESTRE, A. P. S. G. de G. Preparação e orquestração de discussões coletivas em Matemática: Desafios experienciados por uma jovem professora no 5° ano de escolaridade. 169f. Dissertação (Mestrado do Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setubal, Setubal. 2016.Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/17723

TAREFA AS PINTURAS DE PEDRO

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

ANDRADE, P. I. S. Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professora.  127f. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setubal, Setubal. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/30519

TAREFA ÁREA E PERÍMETRO DE QUADRILÁTEROS (PARTE 2)

Tarefa 

Plano de ensino e quadro de orientações


Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira

TAREFA ÁREA E PERÍMETRO DE QUADRILÁTEROS (PARTE 1)

Tarefa 

Plano de ensino e quadro de orientações


Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira

TAREFA JOGO DO TREM

Tarefa 

Plano de ensino e quadro de orientações

 

Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira

TAREFA MEDINDO COM BARRAS CUISENAIRE (PARTE 2)

Tarefa 

Plano de ensino e quadro de orientações


Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira

TAREFA MEDINDO COM BARRAS CUISENAIRE (PARTE 1)

Tarefa 

Plano de ensino e quadro de orientações

 

Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira

TAREFA QUAL O COMPRIMENTO?

Tarefa 

Plano de ensino e quadro de orientações

 

Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, V. S. D. Ensino Exploratório de Matemática e tecnologias digitais: Um olhar para a aprendizagem de frações na perspectiva da medição no contexto do ensino remoto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual do Paraná. Campo Mourão, 2021. Disponível em: http://prpgem.unespar.edu.br/dissertacoes/resumos/vania-sara-doneda-de-oliveira

TAREFA 1 ANÚNCIO NOTEBOOK

Tarefa 1 

Sobre as tarefas 1 e 2

Sobre a tarefa, resolução e quadro de ações

 

Os arquivos foram retirados de:

GIROTTO, B. Matemática Financeira: uma proposta de ensino através do Ensino Exploratório de Matemática. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória. 2020.

TAREFA 2 ANÚNCIO SMARTPHONE

Tarefa 2

Sobre as tarefas 1 e 2

Sobre a tarefa, resolução e quadro de ações


 

Os arquivos foram retirados de:

GIROTTO, B. Matemática Financeira: uma proposta de ensino através do Ensino Exploratório de Matemática. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória. 2020.

TAREFA 1

Tarefa 1

Plano de aula

 

Os arquivos foram retirados de:

LUCZYNSKI, C. C. Estágio de regência: plano de aula. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2019.

TAREFA 2

Tarefa 2 

Plano de aula

 

Os arquivos foram retirados de:

LUCZYNSKI, C. C. Estágio de regência: plano de aula. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2019.

TAREFA 1

Tarefa 1  

Plano de aula


Os arquivos foram retirados de:

GIROTTO, B.; ZIELKE, E. Plano de aula. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2018.

TAREFA 2

Tarefa 2 

Plano de aula


Os arquivos foram retirados de:

GIROTTO, B.; ZIELKE, E. Plano de aula. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2018.

TAREFA 1

Tarefa 1 

Sobre a tarefa, resolução e quadro de ações


Os arquivos foram retirados de:

ZIELKE, E. Possibilidades de Ensino Exploratório de Matemática em tarefas propostas ao 6° ano do Ensino Fundamental. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória. 2020.

TAREFA 2

Tarefa 2 

Sobre a tarefa, resolução e quadro de ações

 

Os arquivos foram retirados de:

ZIELKE, E. Possibilidades de Ensino Exploratório de Matemática em tarefas propostas ao 6° ano do Ensino Fundamental. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória. 2020.

TAREFA 1

Tarefa 1  

Plano de aula

 

Os arquivos foram retirados de:

SANTOS, L. P. dos; GOLENIA, G. Plano de aula de estágio de regência: matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2019.

TAREFA 2

Tarefa 2  

Plano de aula

 

Os arquivos foram retirados de:

SANTOS, L. P. dos; GOLENIA, G. Plano de aula de estágio de regência: matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2019.

TAREFA 3

Tarefa 3  

Plano de aula


Os arquivos foram retirados de:

SANTOS, L. P. dos; GOLENIA, G. Plano de aula de estágio de regência: matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais. Universidade Estadual do Paraná – Campus União da Vitória. 2019.

TAREFAS PARTE 1

Tarefa 1 - O café da manhã

Tarefa 2 - A barraca da feira

Tarefa 3 - A sobremesa

Tarefa 4 - Suco de laranja

Tarefa 5 - Trabalhando com dúzias  

Sobre as tarefas 1, 2, 3, 4 e 5 (parte 1)

 

Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, M. B. de. Frações: explorar para compreender. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2014. Paranavaí: SEED/PR, 2014. Online. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-079-7.

O texto completo e as tarefas também estão disponíveis em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_borin_de_oliveira.pdf

TAREFAS PARTE 2

Tarefa 1 - O picnic

Tarefa 2 - Quem comeu mais?

Tarefa 3 - O desafio do garçom

Tarefa 4 - Prêmios

Tarefa 5 - A partilha das terras  

Sobre as tarefas 1, 2, 3, 4 e 5 (parte 2)

 

Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, M. B. de. Frações: explorar para compreender. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2014. Paranavaí: SEED/PR, 2014. Online. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-079-7.

O texto completo e as tarefas também estão disponíveis em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_borin_de_oliveira.pdf

TAREFAS PARTE 3

Tarefa 1 - O número racional e suas diferentes representações

Tarefa 2 - Reconstruindo a unidade

Tarefa 3 - Definindo frações impróprias e números mistos

Tarefa 4 - Definindo frações equivalentes

Tarefa 5 - Trabalhando com frações equivalentes  

Sobre as tarefas 1, 2, 3, 4 e 5 (parte 3)

 

Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, M. B. de. Frações: explorar para compreender. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2014. Paranavaí: SEED/PR, 2014. Online. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-079-7.

O texto completo e as tarefas também estão disponíveis em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_borin_de_oliveira.pdf

TAREFAS PARTE 4

Tarefa 1 - O aniversário de Paola

Tarefa 2 - Reconstruindo a unidade

Tarefa 3 - Comparando embalagens e preços

Tarefa 4 - Comparando as alturas

Sobre as tarefas 1, 2, 3 e 4 (parte 4)

 

Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, M. B. de. Frações: explorar para compreender. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2014. Paranavaí: SEED/PR, 2014. Online. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-079-7.

O texto completo e as tarefas também estão disponíveis em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_borin_de_oliveira.pdf

TAREFAS PARTE 5

Tarefa 1 - As diferentes interpretações do número racional

Tarefa 2 - O chocolate

Tarefa 3 - Comparando frações

Tarefa 4 - A coleção de carrinhos

Tarefa 5 - Os filatelistas

Tarefa 6 - As pizzas

Tarefa 7 - A caminhada 

Sobre as tarefas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 (parte 5)

 

Os arquivos foram retirados de:

OLIVEIRA, M. B. de. Frações: explorar para compreender. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2014. Paranavaí: SEED/PR, 2014. Online. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-079-7.

O texto completo e as tarefas também estão disponíveis em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_borin_de_oliveira.pdf

TAREFAS PARTE 1

Tarefa 1 - Coleta de informações a respeito dos alunos da creche Sementes da Esperança

Tarefa 2 

Tarefa 3 - Levantamento de preços dos componentes da cesta de Páscoa

Tarefa 4 

Tarefa 5 

Sobre as tarefas 1, 2, 3, 4 e 5 (parte 1)

 

Os arquivos foram retirados de:

ROCHA, M. J. N. da. Compreender, interpretar e comunicar ideias matemáticas relacionadas aos números naturais. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2014. Paranavaí: SEED/PR, 2014. Online. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-079-7.

O texto completo e as tarefas também estão disponíveis em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_julia_nunes_da_rocha.pdf

TAREFAS PARTE 2

Tarefa 6 - Preço do material reciclável 

Tarefa 7 

Tarefa 8 - Cálculo dos valores arrecadados

Tarefa 9 

Sobre as tarefas 6, 7, 8 e 9 (parte 2)

 

Os arquivos foram retirados de:

ROCHA, M. J. N. da. Compreender, interpretar e comunicar ideias matemáticas relacionadas aos números naturais. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2014. Paranavaí: SEED/PR, 2014. Online. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-079-7.

O texto completo e as tarefas também estão disponíveis em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_julia_nunes_da_rocha.pdf

TAREFAS PARTE 3

Tarefa 10 

Tarefa 11 

Sobre as tarefas 10 e 11 (parte 3)

 

Os arquivos foram retirados de:

ROCHA, M. J. N. da. Compreender, interpretar e comunicar ideias matemáticas relacionadas aos números naturais. In: PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2014. Paranavaí: SEED/PR, 2014. Online. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-079-7.

O texto completo e as tarefas também estão disponíveis em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-paranavai_mat_pdp_maria_julia_nunes_da_rocha.pdf