Você está aqui: Página Inicial > Iniciação Científica e Tecnológica > Apresentação

Apresentação

A Iniciação Científica na Unespar tem como Regulamentação vigente a Resolução 052/2018 - CEPE/Unespar, tomada, também, como regulamentação para o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Todo o processo dos Programas IC & T é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Diretoria de Pesquisa, assessorado e deliberado pelo Comitê Assessor Local de Iniciação Científica - CALIC. No âmbito dos campi o apoio e acompanhamento do processo ocorre pelas coordenações de Iniciação Científica e Tecnológica e as deliberações pelo Comitê Assessor de Campus - CAC.


As modalidades dos Programas de IC & T:

- Iniciação Científica com Bolsa (PIBIC)

- Iniciação Científica sem Bolsa (PIC voluntário)

- Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação com Bolsa (PIBITI)

- Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação sem Bolsa (PITI voluntário)

- Iniciação Científica para o Ensino Médio sem Bolsa (PIC-EM voluntário)

 

Programas voluntários:

PIC e PITI: Programas de Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PITI) da Unespar. Constituem-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, de inovação tecnológica e artístico-culturais, em nível de Iniciação Científica.

PIC-EM: Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Constitui-se em um conjunto de ações destinadas a desenvolver em estudantes do Ensino Médio o pensamento e a prática científica, inovação tecnológica e artístico-cultural, com a orientação de pesquisadores docentes da Unespar.

 

Programas com concessão de bolsas:

PIBIC e PIBITI: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Os objetivos e condições são as mesmas do PIC/PITI, com a concessão de bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação à estudantes de graduação integrados na pesquisa científica e indicados pelos orientadores.


Saiba mais sobre os Programas acessando Perguntas Frequentes - clique aqui 

Saiba mais sobre os Programas em vigência – clique aqui