Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Regulamento institucional: Resolução nº 009/2020 - CEPE/UNESPAR

O Grupo de Pesquisa (GP) é a reunião de pesquisadores, organizados hierarquicamente por um ou dois líderes, que se dedicam a um objeto comum de interesse para a pesquisa, demonstrando envolvimento permanente, experiência e resultados no campo científico.

Considerando a importância dos GP’s para a Universidade e para seus pesquisadores, a Resolução nº 009/2020 - CEPE/UNESPAR, CAPÍTULO VI - DOS GRUPOS DE PESQUISA estabelece a definição de grupo de pesquisa na Unespar, orientações para criação e certificação institucional e no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq, tramitação institucional, competências e avaliação dos GP’s.


Criação e certificação de Grupo de Pesquisa:

A criação de Grupos de Pesquisa deve seguir as orientações estabelecidas pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e pelo Regulamento institucional - Resolução nº 009/2020 - CEPE/UNESPAR.

 

Como cadastrar novo Grupo de Pesquisa e receber certificação

1) Líder e membros do GP: Necessário ter currículo no padrão Lattes atualizado. Caso seja necessário o cadastramento de currículo, isso poderá ser feito através do endereço http://lattes.cnpq.br/index.htm

2) o líder deve apresentar a solicitação de proposta de GP, conforme formulário de Projeto de Pesquisa (Formulário I – Proposta de Grupo de Pesquisa)

3) Seguir o trâmite estabelecido pela Resolução nº 009/2020 - CEPE/UNESPAR:


4) Após a habilitação do(s) Líder(es) pela Diretoria de Pesquisa, este receberá um e-mail com cópia a DPPG do campus informando que seu nome foi habilitado como Líder de GP no DGP do CNPq.

Deverá acessar o site, http://dgp.cnpq.br/dgp/ usando como login o número de seu CPF e como senha a mesma do Currículo Lattes.

Os formulários deverão ser acessados e, após preenchidos, enviados ao CNPq.

A Diretoria de Pesquisa e DPPG do campus devem ser informadas, por e-mail, da conclusão do processo de preenchimento.

Após análise pela Diretoria de Pesquisa, e as informações estando de acordo com o processo aprovado, o novo GP será certificado pela Unespar.


Grupos de Pesquisa Certificados pela Unespar no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq:

A PRPPG, por meio da Diretoria de Pesquisa é quem emite o parecer final de criação de Grupos de Pesquisa, exercendo o papel de dirigente institucional de pesquisa junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (Resolução 09/2020 - CEPE/Unespar).

Para conhecer os atuais GPs da Unespar Certificados junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, por Grande Área do conhecimento, clique abaixo:


Avaliação dos Grupos de Pesquisa:

Para a manutenção da certificação junto à Unespar e ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, a cada 3 (três) anos de atividades do Grupo de Pesquisa, o líder deve encaminhar o Relatório Trienal de Atividades (conforme formulário próprio disponibilizado - Formulário III Relatório de GP).

 

Sobre o Relatório Trienal do GP:

- Deve conter todas as atividades de pesquisa de todos os membros, explicitando o período de vínculo ao Grupo e a respectiva produção.

- No caso de licença médica, licença maternidade, licença especial ou licença sem vencimentos, o pesquisador fica dispensado do cumprimento de suas atividades no respectivo período de atestado médico ou de licença.

- Para o período de afastamento para capacitação ou licença sabática não há dispensa do cumprimento das atividades do GP.

 

Indicadores compõem a avaliação dos GPs:

- Equilíbrio na distribuição das atividades entre os pesquisadores, assim como de sua produção científica;

- Desenvolvimento de, ao menos, um projeto de pesquisa em cada uma das linhas do grupo, por triênio;

- Produção científica qualificada e ou participação em eventos de caráter nacional/internacional por, pelo menos, 50% dos pesquisadores vinculados ao GP, sendo, no mínimo, uma publicação de artigo em anais de evento ou periódico ou capítulo de livro ou autoria de livro em Editora com Conselho Científico por triênio;

- Orientação constante pelos docentes efetivos da Unespar membros do GP nos Programas de IC & T e/ou PIC-EM, sendo, no mínimo, uma orientação (para o GP) por edição dos Programas;

- Inexistência de pendências em relação a relatórios de pesquisa dos docentes efetivos da Unespar membros do GP.