ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DOS PROGRAMAS DE IC & ITI DA UNESPAR

Objetivo: Levantar dados quantitativos e qualitativos, em relação aos(as) egressos(as) dos Programas de IC & ITI Unespar.

Objetivos específicos:

1- Manter registros atualizados dos(as) egressos(as);
2- Identificar a disseminação/publicação científica dos(as) acadêmicos(as), durante a participação nos Programas de IC & ITI e, também, após a conclusão da graduação.
3- Construir banco de dados acerca da inserção profissional e acadêmica nos cursos de pós-graduação Stricto Sensu dos(as) egressos(as);
4- Identificar egressos(as) que se destacam em suas atividades profissionais, acadêmicas e de pesquisa;
5- Reconhecer, a partir das respostas dos(as) egressos(as), aspectos que subsidiem a avaliação e o aprimoramento dos Programas.

Os dados do acompanhamento de egressos dos programas de IC & ITI da Unespar contribuem para que a instituição conheça o perfil dos(as) egressos(as) e construa um diagnóstico detalhado. Ademais, auxiliam no processo de avaliação – quantitativa e qualitativa, no registro e divulgação dos Programas, a fim de ampliar a participação de docentes e discentes, além de contribuir para a política de financiamento das pesquisas, de forma a permitir a avaliação da necessidade do aumento das cotas de bolsas, tanto das agências de fomento, quanto da Unespar.

 

Egressos do ciclo 2021-2022

O acompanhamento de egressos de IC & ITI na Unespar visa a manter o elo entre os egressos e a Universidade, possibilita conhecer o perfil dos egressos da Unespar e contribui para a construção de diagnóstico detalhado dos Programas de IC & ITI e de seus resultados. Essa ação é considerada prioridade estratégica para a gestão institucional da Pesquisa, com vistas ao fortalecimento da IC & ITI. Ademais, auxilia no processo de avaliação quantitativa e qualitativa, a fim de estimular uma política institucional que amplie a participação de docentes e discentes em projetos de pesquisa. Tais registros também contribuem para a política de financiamento das pesquisas, de forma a permitir a avaliação/ampliação das cotas de bolsas.

Apresentamos a seguir os dados de estudantes dos programas de IC & ITI, egressos do ciclo 2021-2022, provenientes dos relatórios finais, quanto a disseminação dos resultados das pesquisas:

PIC/PIBIC: O programa finalizou com 265 pesquisas, sendo 79 na modalidade voluntária e 186 com bolsa. Distribuíram-se da seguinte forma pelos campi: 7,17% em Apucarana, 21,51% em Campo Mourão, 5,66% em Curitiba I, 14,34% em Curitiba II, 13,96% em Paranaguá, 28,30% em Paranavaí e 9,06% em União da Vitória.  Considerando a área de vinculação das pesquisas, 27% delas foram desenvolvidas em Linguística Letras e Artes, seguida de Ciências Humanas com 26%, Ciências Sociais Aplicadas com 16%,  Ciências da Saúde com 10%, Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra com aproximadamente 10% em cada uma delas e 1% em Engenharias.

Aproximadamente, 65% dos estudantes divulgaram os resultados da pesquisa exclusivamente no III SIPEC, 31% fizeram a divulgação em outros eventos, além do SIPEC e 4% divulgaram apenas em eventos relacionados à área, sendo alguns desses eventos, internacionais.

PITI/PIBITI: O programa contou com 23 projetos de pesquisa, dos quais 13 pesquisas foram desenvolvidas com bolsa e 10 na modalidade voluntária. Considerando a distribuição por Campus, temos: 70% em Paranavaí, 22% em Paranaguá, 4% em Campo mourão e 4% em União da Vitória. As pesquisas contemplaram as áreas de Ciências da Saúde 44%, Ciências Biológicas 17%, Ciências Sociais Aplicadas 17%, Ciências Humanas 9%, Linguística, Letras e Artes 9% e Engenharia 4%.

A divulgação dos resultados das pesquisas se deu, em grande parte, no III SIPEC em 2022 e, aproximadamente 61% deles, também disseminaram os resultados em eventos próprios da área a qual a pesquisa se vinculava.


Inserção profissional e acadêmica (realizada por meio da coleta de dados via formulário eletrônico)

Tem como objetivo levantar dados, especialmente qualitativos, em relação aos egressos dos Programas IC & ITI da Unespar.

A coleta de dados sobre os egressos dos Programas IC & ITI, por meio de formulário eletrônico, é direcionada a todos os discentes que tenham participado do Programa de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no ciclo 2021/2022.

O formulário encontra-se aberto até 15/11/2023.

Link para acesso ao formulário: https://forms.gle/3MpNizJoRkwgCqs89

 

Ciclos anteriores – clique aqui