TAREFA PLANO DE TELEFONIA

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática Analysis of cognitively challenging tasks in a process of mathematics teacher education. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 21-46, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p21-46. Acesso em 24 de outubro de 2022.

TAREFA OS COLARES

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática Analysis of cognitively challenging tasks in a process of mathematics teacher education. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 21-46, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p21-46. Acesso em 24 de outubro de 2022.

TAREFA ORGANIZANDO MESAS

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática Analysis of cognitively challenging tasks in a process of mathematics teacher education. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 21-46, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p21-46. Acesso em 24 de outubro de 2022.

TAREFA SEQUÊNCIA DE FIGURAS

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática Analysis of cognitively challenging tasks in a process of mathematics teacher education. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 21-46, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p21-46. Acesso em 24 de outubro de 2022.

TAREFA PILHA DE CUBOS

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática Analysis of cognitively challenging tasks in a process of mathematics teacher education. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 21-46, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p21-46. Acesso em 24 de outubro de 2022.

TAREFA QUANTOS TELEFONEMAS?

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática Analysis of cognitively challenging tasks in a process of mathematics teacher education. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n 2, p. 21-46, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i2p21-46. Acesso em 24 de outubro de 2022.

TAREFA OS PLANOS DE INTERNET MÓVEL 

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

ARAUJO, P. M. G.; RODRIGUES, R. V. R. O potencial de uma tarefa para comunicação do conceito de função na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática. In: II ENOPEM - Encontro nacional online de professores que ensinam Matemática. Anais do II ENOPEM - Encontro nacional online de professores que ensinam Matemáticav. 1. p. 1-15. Barra do Bugres. 2021. Disponível em: https://matematicanaescola.com/eventos/index.php/index/index. Acesso em 20 out. 2022.

TAREFA JOGO DE BASQUETE

Tarefa 

Respostas esperadas

 

Os arquivos foram retirados de:

LIMA, J. R. de B.; ABEL, M. R. C.; NASCIMENTO, N. S. do. O ensino exploratório como metodologia de ensino no processo de aprendizagem matemática por meio do ensino remoto. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 933–945, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5077. Acesso em: 20 out. 2022.

TAREFA INTRODUÇÃO ÀS EQUAÇÕES POR TAXI 

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G. A Gênese Documental como aporte teórico-metodológico para pesquisas sobre desenvolvimento profissional docente e tecnologia. In: BASNIAK, M. I. RUBIO-PIZZORO, S. (Org.). Perspectivas teórico-metodológicas em pesquisas que envolvem tecnologia na Educação Matemática: o GeoGebra em foco. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 67-95. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/educacao-matematica. Acesso em: 20 out. 2022

TAREFA FOGUETE

Tarefa 

Framework

 

Os arquivos foram retirados de:

DAMASCENO, D. P.; MARINS, A. S. Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais: análise de uma aula desenvolvida sob essas perspectivas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática[S. l.], v. 8, n. 23, p. 439–454, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4981. Acesso em: 20 out. 2022

TAREFA ESTACIONAMENTO

Tarefa 

Resolução

 

Os arquivos foram retirados de:

LIMA, M. S. S.; MARINS, A. S. Ensino Exploratório de Matemática: uma proposta de aula para a educação básica elaborada no contexto do projeto de residência pedagógica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. v. 8, n. 23, p. 501-518.  2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4948

TAREFA AZULEJOS PORTUGUESES

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

MESCOUTO, J. B.; LUCENA, I.; BARBOSA, E. Tarefas exploratório-investigativas de ensino-aprendizagem-avaliação para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3880

TAREFA FRUTAS TÍPICAS

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

MESCOUTO, J. B.; LUCENA, I.; BARBOSA, E. Tarefas exploratório-investigativas de ensino-aprendizagem-avaliação para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Educação Matemática Debate, v. 5, n. 11, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3880

TAREFA CUBOS COM ADESIVOS

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

MAGNI, R. J. M.; LOBO DA COSTA, N. M.; ANDO, R. S. J. Professores de matemática em um projeto do Programa Observatório da Educação: práticas de Ensino Exploratório. In: ALME 30 - Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 30, p. 1190-1198, 2017. Disponível em: https://www.clame.org.mx/actas.html

TAREFA CASTELO DE CARTAS I

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

MARINS, A. S. Conhecimentos profissionais mobilizados/desenvolvidos por participantes do PIBID em práticas de Ensino Exploratório de Matemática. 228f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2019. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/conhecimentos-profissionais-mobilizados-desenvolvidos-por-participantes-do-pibid-em-praticas-de-ensino-exploratorio-de-matematica/

TAREFA CASTELO DE CARTAS II

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

MARINS, A. S. Conhecimentos profissionais mobilizados/desenvolvidos por participantes do PIBID em práticas de Ensino Exploratório de Matemática. 228f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2019. Disponível em: https://pos.uel.br/pecem/teses-dissertacoes/conhecimentos-profissionais-mobilizados-desenvolvidos-por-participantes-do-pibid-em-praticas-de-ensino-exploratorio-de-matematica/

TAREFA CARROS NO PARQUE

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

SERRAZINA, L. Aprender Matemática com compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, v. 12, n. 3, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250302

TAREFA NA CANTINA

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RIBEIRO, A. R. T. A Comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2° ciclo do ensino básico. 203f. Dissertação (Mestrado em 1º e 2° ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana de Castelo. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595

TAREFA A MOLDURA

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RIBEIRO, A. R. T. A Comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2° ciclo do ensino básico. 203f. Dissertação (Mestrado em 1º e 2° ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana de Castelo. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595

TAREFA OS Z

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RIBEIRO, A. R. T. A Comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2º ciclo do ensino básico. 203f. Dissertação (Mestrado em 1º e 2° ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana de Castelo. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595

TAREFA A REGIÕES NO RETÂNGULO

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RIBEIRO, A. R. T. A Comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2° ciclo do ensino básico. 203f. Dissertação (Mestrado em 1º e 2° ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana de Castelo. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595

TAREFA COM QUADRADINHOS

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RIBEIRO, A. R. T. A Comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2° ciclo do ensino básico. 203f. Dissertação (Mestrado em 1º e 2° ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana de Castelo. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595

TAREFA OS COMBOIOS DE POLÍGONOS

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RIBEIRO, A. R. T. A Comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2° ciclo do ensino básico. 203f. Dissertação (Mestrado em 1º e 2° ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana de Castelo. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595

TAREFA AS CAIXAS DE CORAÇÕES

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RIBEIRO, A. R. T. A Comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2° ciclo do ensino básico. 203f. Dissertação (Mestrado em 1º e 2° ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana de Castelo. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595

TAREFA MORANGOS EM V

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RIBEIRO, A. R. T. A Comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2° ciclo do ensino básico. 203f. Dissertação (Mestrado em 1º e 2° ciclos do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana de Castelo. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1595

TAREFA "Sr. Pequeno"

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

SINEIRO, B. M. de J.  Ensinar a argumentar em matemática no 6° ano de escolaridade: complexidades e desafios do trabalho de uma professora. 115f. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico) - Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal. 2015. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/10559

TAREFA TOSTAS EM FILA

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

GARCEZ, T. I. G. M.  O raciocínio proporcional no quadro do pensamento algébrico: uma experiencia de ensino no 6° ano. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Lisboa, Lisboa. 2016. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/23425?locale=en

TAREFA QUEM TEM RAZÃO?

Plano de aula

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

ANTUNES, A. C. M. A Resolução de tarefas envolvendo equações do 2º Grau: um estudo no 8º ano. 217f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa, Lisboa. 2013. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/9827

TAREFA MOLDURA DA CAPA DO LIVRO “O PAI E EU"

Sobre a tarefa

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

GARCIA, B. M.G. B.  Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: Desenvolver o pensamento algébrico dos alunos. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Évora, Évora. 2014. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/11471

TAREFA A MINHOCA

Sobre a tarefa 

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

ALVES, B. dos S.  Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico: Desenvolver o pensamento algébrico através de padrões. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Universidade de Évora, Évora, 2015. Disponível em: http://www.rdpc.uevora.pt/handle/10174/14904

TAREFA O COMBOIO DAS CORES

Tarefa 

 

O arquivo foi retirado de:

CABRAL, J. F. O. C.  O conhecimento matemático de futuras educadoras e professoras e a sua capacidade de perceber o pensamento algébrico das crianças. 365f. Tese (Doutorado em Educação na Especialidade em Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/50370

TAREFA DE VOLTA AS FUNÇÕES

Plano de aula

Tarefa 

 

Os arquivos foram retirados de:

RODRIGUES, A. F. A. O raciocínio funcional de alunos de 8º ano na resolução de tarefas. 221f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/29612

TAREFA DESLIZANDO SOBRE O TRIÂNGULO

Plano de aula

Sobre a tarefa

Tarefa Deslizando sobre o triângulo

 

Os arquivos foram retirados de:

MATIAS, A. F. F. S. A Comunicação matemática escrita no 10º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo. 145f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/22535?mode=full

TAREFA APRENDER COM O EXCEL 1 E 2

Sobre a tarefa

Tarefa Aprender com o Excel 1

Tarefa Aprender com o Excel 2


Os arquivos foram retirados de:

BARROS, C. A. da C. A aprendizagem da função afim no 8º ano: uma proposta apoiada nas tecnologias e na educação financeira.  Dissertação (Mestrado em Educação - Especialidade Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/22573