Você está aqui: Página Inicial > Iniciação Científica e Tecnológica > IC & ITI 2024-2025

IC & ITI 2024-2025

Edital 017/2024 - PRPPG/Unespar.pdf - Prorrogação do prazo de inscrição aos programas IC & ITI da Unespar 2024-2025.

Regulamento: Resolução 079/2022 - CEPE/Unespar: Regulamento dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unespar.

Edital 014/2024 - PRPPG/Unespar.pdf - Processo de seleção aos programas de IC & ITI da UNESPAR 2024-2025.

ANEXO I - Modelo da Proposta de Pesquisa  - Modelo da Proposta de Pesquisa de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) Edital n. 014/2024 - PRPPG/Unespar.

ANEXO II - Tabela de Contagem do Lattes  - Quadro com valores de referência para pontuação do Currículo Lattes Edital n. 014/2024-PRPPG/Unespar.

Tutorial de Extração do Lattes atualizado - Orientações para efetuar a exportação do Lattes atualizado e com definição de período.

Tutorial de Inscrição nos Programas IC & ITI Orientações para efetuar a Inscrição nos Programas de IC & ITI.

- Processo de Seleção 2024-2025

A PRPPG/Unespar, por meio da Diretoria de Pesquisa, está antecipando informações sobre o processo de seleção dos Programas de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IC & ITI) para o período 2024-2025.

Os docentes interessados já podem acessar o modelo da proposta de pesquisa (PIC/PIBIC/PIBIC-Af e PITI/PIBITI) e conhecer a tabela de pontuação do Lattes.

Em breve, os procedimentos de inscrição, assim como os Editais, serão oficialmente divulgados na página da PRPPG, após deliberação do Comitê Assessor Local de IC & ITI (CALIC).

O que o candidato, docente orientador, precisa saber:

- As inscrições:

a) As inscrições deverão ser realizadas no período de 14 de março de 2024 a 08 de abril de 2024.

b) Os professores orientadores, assim como em todas as edições anteriores, são responsáveis por realizar as inscrições e, posteriormente, indicar o estudante;

c) Inicialmente, para se inscrever, o docente candidato a orientador deverá:

- Enviar o projeto que o discente desenvolverá.

- Preencher a pontuação do Currículo Lattes que deve estar atualizado no ano de 2024.

- Quem pode se inscrever:

a) Docente em Regime de trabalho T-40 ou TIDE, com titulação mínima de mestre, sendo:

- Docente efetivo (podem submeter propostas com solicitação de bolsa e voluntárias);

- Docente CRES (exclusivamente propostas voluntárias e com coorientador efetivo da Unespar);

b) Estar adimplente junto aos Programas de IC & ITI da Unespar;

c) Possuir currículo, atualizado em 2024, na Plataforma Lattes do CNPq;

- Professores visitantes terão a possibilidade de orientar projetos voluntários (PIC e PITI), desde que possam comprovar sua permanência na instituição durante o período de vigência do projeto, mantenham um vínculo formal com uma Instituição de Ensino Superior ou Instituto de Pesquisa.

- Pesquisadores aposentados poderão orientar projetos voluntários, mediante a assinatura de um Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

- As pesquisas podem contar com coorientador. São exigências para os coorientadores, se houver:

a) Ter experiência em pesquisa, preferencialmente, com titulação mínima de Mestre;

b) Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; e

c) Ser indicado pelo orientador da pesquisa.

- A Proposta de IC & ITI (projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo estudante) deve:

a) Ter vínculo com projeto de pesquisa institucional, em andamento, do orientador (na condição de coordenador ou membro participante);

b) Utilizar o formulário padrão para o programa;

c) Conter título de pesquisa diferente da pesquisa docente e diferente para cada proposta de pesquisa de IC & ITI a ser submetida;

d) Ter duração de 12 (doze) meses.