Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Apresentação

Apresentação

A pesquisa é uma atividade fim da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, indissociada do ensino, da extensão e da cultura, oriunda das necessidades históricas e sociais, que objetiva produzir e promover o conhecimento, a tecnologia, a arte e a inovação nas diferentes áreas e dimensões.

A política para a Pesquisa na Unespar está voltada para a geração e difusão de conhecimentos científicos, artísticos e tecnológicos em todos os campos do saber, de forma a atender às demandas sociais locais, regionais, nacionais e internacionais, a fim de promover a democracia, a diversidade humana e o desenvolvimento sustentável.

Considera-se pesquisa toda e qualquer atividade de natureza investigativa, com objeto e métodos definidos, originária da problematização de necessidades históricas, sociais, científicas e tecnológicas, que resulta um produto, aprovada pelas instâncias competentes da Unespar, por agências de fomento ou por outras instituições, que tenham caráter de apoio ao desenvolvimento de pesquisas.

As atividades de Pesquisa na Unespar podem ser desenvolvidas vinculadas a Grupos de Pesquisa ou em Projetos de Pesquisa, podendo ser individuais e/ou coletivos e é regulamentada pela Resolução n. 009/2020-CEPE/Unespar.


Estrutura organizacional:

A Pesquisa na Unespar vincula-se à seguinte estrutura organizacional:

I - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Diretoria de Pesquisa: instância executiva da Gestão Superior, é responsável pela formulação de políticas, diretrizes e normas da pesquisa e planejamento, gestão, acompanhamento, fomento e avaliação da pesquisa na Unespar.

II - Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação do campus ou o equivalente na Escola Superior de Segurança Pública da Academia Policial Militar do Guatupê - APMG: responsável pelo fomento e execução das políticas e diretrizes institucionais da pesquisa no âmbito do campus.


Organização dos pesquisadores:

Para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, os pesquisadores podem organizar-se da seguinte forma:

I - membro de Grupo de Pesquisa da Unespar – registrado na Unespar e no CNPq;

II - líder de Grupo de Pesquisa da Unespar – registrado na Unespar e no CNPq;

III - integrante de Projeto de Pesquisa (vinculado, ou não, a Grupo de Pesquisa);

IV - coordenador de Projeto de Pesquisa.


Saiba mais, acessando:

- Resolução n. 009/2020-CEPE/Unespar - clique aqui

- Grupos de Pesquisa - clique aqui 

- Projetos de Pesquisa - clique aqui 

- Editais - clique aqui

- Perguntas Frequentes - clique aqui