Central de Laboratórios Multiusuários
Regulamento institucional: Resolução Nº 015/2026 - CEPE/UNESPAR.
A Central de Laboratórios Multiusuários (CLAMUT) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) constitui o conjunto organizado de equipamentos e de espaços de apoio técnico-científico, geridos de forma compartilhada, cuja finalidade é dar suporte a atividades de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico e artístico, atendendo às demandas da comunidade interna — incluindo seus Programas de Pós-Graduação (PPG) e Grupos de Pesquisa credenciados — e da comunidade externa, em conformidade com a Rede de Infraestrutura Multiusuária de Pesquisa do Paraná (RIMPP) e demais políticas governamentais para a área.
A CLAMUT não se restringe a um espaço físico específico, mas configura-se como um organograma que articula e congrega os laboratórios multiusuários em todos os Campi da Unespar.
Laboratórios Multiusuários da Unespar
Comissão Gestora da CLAMUT
A Comissão Gestora é constituída por:
- I – Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós-Graduação (Presidente da Comissão);
- II – Diretor(a) de Estratégias em Pesquisa da PRPPG (Coordenador da CLAMUT) ou cargo equivalente responsável, no âmbito da PRPPG, pela coordenação da CLAMUT;
- III – Um(a) representante de cada Campus indicado pelo Conselho de Campus, desde que seja coordenador(a) de um Laboratório Multiusuário no Campus. Esta exigência de coordenação não se aplica aos Campi que não possuam Laboratório Multiusuário, podendo ser indicado(a) um(a) docente representante com pesquisa ativa registrada na Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) do Campus.
- IV – Gestor(a) dos recursos financeiros – agente universitário(a) ou docente – indicado(a) pela PRPPG para gerenciar os recursos da CLAMUT.
Cada mandato da Comissão Gestora CLAMUT - Unespar terá duração de dois (2) anos e será definido por meio de portaria publicada pela Reitoria. Serão permitidas reconduções sucessivas dos membros da Comissão Gestora.
Atualmente, a Comissão Gestora da CLAMUT é composta pelos seguintes integrantes (Portaria XXXX/2026):
| Nome | Campus/Representação | Cargo |
|---|---|---|
| Profª. Drª. Thaís Gaspar Mendes da Silva | Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação | Presidente |
| Prof. Dr. Guilherme Corredato Guerino | Diretor de Estratégias em Pesquisa | Coordenador |
| Heric Garcia de Moraes | Chefe da Divisão de Recursos para Pesquisa | Gestor dos recursos financeiros |
| Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira | Apucarana | Membro |
| A definir | Campo Mourão | Membro |
| A definir | Curitiba I | Membro |
| A definir | Curitiba II | Membro |
| Prof. Dr. Pablo Damian Borges Guilherme | Paranaguá | Membro |
| A definir | Paranavaí | Membro |
| A definir | União da Vitória | Membro |
Cadastro de Laboratórios da Unespar
De acordo com o Art. 20. da Resolução Nº 015/2026 - CEPE/UNESPAR, "o cadastro e a homologação de laboratórios, espaços, equipamentos e outros recursos na CLAMUT é condição obrigatória para sua integração à infraestrutura multiusuária institucional." A proposta deverá ser encaminhada pelo(a) Coordenador(a) de Laboratório, acompanhada do Formulário de Cadastro da Central de Laboratórios Multiusuários da Unespar, contendo:
- a) o regulamento interno vigente do laboratório, aprovado pelo Colegiado e pelo Centro de Área, que verse sobre o objetivo do laboratório, público atendido, procedimentos para solicitação de uso e responsabilidades da coordenação e equipe.
- b) a portaria de designação do(a) Coordenador(a) de Laboratório (caso já exista);
- c) a lista detalhada dos equipamentos especializados que serão disponibilizados para a Rede multiusuária
O processo de cadastro deve seguir a tramitação:
