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Ciclo 2021-2022

PIC/PIBIC: O programa finalizou com 265 pesquisas, sendo 79 na modalidade voluntária e 186 com bolsa. Distribuíram-se da seguinte forma pelos campi: 7,17% em Apucarana, 21,51% em Campo Mourão, 5,66% em Curitiba I, 14,34% em Curitiba II, 13,96% em Paranaguá, 28,30% em Paranavaí e 9,06% em União da Vitória.  Considerando a área de vinculação das pesquisas, 27% delas foram desenvolvidas em Linguística Letras e Artes, seguida de Ciências Humanas com 26%, Ciências Sociais Aplicadas com 16%, Ciências da Saúde com 10%, Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra com aproximadamente 10% em cada uma delas e 1% em Engenharias.

 Aproximadamente, 65% dos estudantes divulgaram os resultados da pesquisa exclusivamente no III SIPEC, 31% fizeram a divulgação em outros eventos, além do SIPEC e 4% divulgaram apenas em eventos relacionados à área, sendo alguns desses eventos, internacionais.


PITI/PIBITI: O programa contou com 23 projetos de pesquisa, dos quais 13 pesquisas foram desenvolvidas com bolsa e 10 na modalidade voluntária. Considerando a distribuição por Campus, temos: 70% em Paranavaí, 22% em Paranaguá, 4% em Campo mourão e 4% em União da Vitória. As pesquisas contemplaram as áreas de Ciências da Saúde 44%, Ciências Biológicas 17%, Ciências Sociais Aplicadas 17%, Ciências Humanas 9%, Linguística, Letras e Artes 9% e Engenharia 4%.

A divulgação dos resultados das pesquisas se deu, em grande parte, no III SIPEC em 2022 e, aproximadamente 61% deles, também disseminaram os resultados em eventos próprios da área a qual a pesquisa se vinculava.


Inserção profissional e acadêmica (realizada por meio da coleta de dados via formulário eletrônico)

Dentre os 67 alunos que responderam ao questionário para egressos, a maioria (73,10%) tem entre 20 e 25 anos de idade, 16,4% do total das pesquisas desenvolvidas foram na modalidade voluntária e cerca de 54% participou em apenas uma edição dos programas.

Aproximadamente 6% deles desenvolveu pesquisas em Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Os campi com maiores demandas foram Curitiba II (29,9%), seguido de Paranaguá (17,9%) de Paranavaí (16,4%) e, aproximadamente 61% dos alunos que participaram da IC&ITI continuaram/continuam desenvolvendo atividades de pesquisa, por meio do ingresso em programas de Pós Graduação e/ou desenvolvimento de TCC.

Aproximadamente 26% em programas de Pós-Graduação, Lato ou Stricto Sensu, sendo que 14,93% desses receberam/recebem bolsa. A maioria afirmou que a participação nos programas de IC&ITI contribuiu para o acesso aos programas, seja pela pontuação nos currículos, oriunda das publicações, seja pela vivência que a pesquisa proporcionou. Além disso, foram apontados outros benefícios da participação nos programas como por exemplo o desenvolvimento da escrita acadêmica e a  formação de pensamento crítico. Ainda, cerca de 27% relatou participar de Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq após sua participação no Iniciação Científica.

Considerando a atuação profissional, cerca de 90% avaliaram como relevante a contribuição do Programa de Iniciação Científica e/ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na sua atividade atual. As áreas de conhecimento com maiores percentuais de pesquisas desenvolvidas foram ‘Linguística, Letras e Artes’ e ‘Ciências Sociais Aplicadas’ com 41,8% e 20,9% respectivamente.


Ciclos  2016-2017 , 2017-2018, 2019-2020 e  2020-2021

Dentre os 183 alunos que responderam ao questionário para egresso, a maioria (53,26%) tem entre 20 a 25 anos de idade, 47% do total das pesquisas desenvolvidas foram na modalidade voluntária e cerca de 42% participou em mais de uma edição dos programas. Ainda, identificou-se que, atualmente, 11% moram em outros estados, principalmente Santa Catarina e São Paulo.

Apenas 5% deles desenvolveu pesquisas em Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e 1 aluno afirmou ter participado do Programa de IC por ação afirmativa.

Considerando a atuação profissional e acadêmica, cerca de 93% avaliaram como relevante a contribuição do Programa de Iniciação Científica e/ou Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na sua atividade atual. As áreas de conhecimento com maiores percentuais de pesquisas desenvolvidas foram ‘Ciências Humanas’ e ‘Linguística, Letras e Artes’ com 34% e 23% respectivamente.

 Os campi com maiores demandas foram Campo Mourão (30%), seguido de Paranavaí (22%) e Paranaguá(17%)  e, aproximadamente 57%  dos alunos que participaram da IC continuaram/continuam desenvolvendo atividades de pesquisa, sendo que 15,85%  desses receberam/recebem bolsa. Dentre os que ingressaram em programas de Pós-Graduação, Lato ou Stricto Sensu, 96% afirmaram que a participação nos programas de IC&ITI contribuiu para o acesso aos programas, seja pela pontuação nos currículos, oriunda das publicações, seja pela vivência que a pesquisa proporcionou.