Você está aqui: Página Inicial > geptemate > Publicações

Publicações

Artigos

CHARNEI, M.; BASNIAK, M. I. Frações e suas interpretações. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 4, p. 133-154, 2023. |Texto completo|

CHARNEI, M.; BASNIAK, M. I. Comprensión de las fracciones como medida por estudiantes de 6º grado de educación primaria. Paradigma (Maracay), v. 44, p.496-526, 2023. |Texto completo|

ROSSA, E. P. O.; ESTEVAM, E. J. G. Aprendizajes y reflexiones de (futuros) docentes en prácticas de Enseñanza Exploratoria de las Matemáticas. UNIÓN (São Cristobal de la Laguna), v. 19, p. 1-20, 2023. |Texto completo|

BRANDELERO, D. S.; ESTEVAM, E. J. G. Shared reflections in an investigation of personal practice: learning trajectory of a teacher involving exploratory statistics teaching. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, p. 479-507, 2023. |Texto completo|

PEREIRA JUNIOR, J. C. A.; ESTEVAM, E. J. G. Aspectos potenciais do software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática: um olhar a partir de dissertações. Alexandria (UFSC), v. 15, p. 3-32, 2022. |Texto completo|

PEREIRA JUNIOR, J. C. A.; ESTEVAM, E. J. G. Collaborative planning of ambitious Mathematics teaching practices: teacher's reflections on animations and simulations in exploratory teaching. Revista de Ensino de Ciências e de Matemática (REnCiMa), v. 13, p.1-26, 2022. |Texto completo|

ROSSA, E. P. O.; ESTEVAM, E. J. G. (Re)Constitution of the mathematics teacher's professional practice. Revista Prática Docente, v. 7, p. e.22056, 2022. |Texto completo|

ROSSA, E. P. O.; ESTEVAM, E. J. G. Caracterizando tarefas matemáticas de natureza exploratória. Revista Insignare Scientia, v. 5, p. 286-300, 2022. |Texto completo|

MAGGIONI, C. E. C. M.; ESTEVAM, E. J. G. Crenças, concepções e conhecimentos de agentes envolvidos com o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Teoria e Prática de Educação, v. 25, n. 1, p. 77-100, 2022. |Texto completo|

MAGGIONI, C. E. C. M.; ESTEVAM, E. J. G. Conhecimento para ensinar Matemática nos anos iniciais: perspectivas presentes no cenário de pesquisas brasileiras sobre formação continuada. REVEMAT, v. Espec., p. 1-26, 2022. |Texto completo|

BRANDELERO, D. S.; ESTEVAM, E. J. G. Perspectiva de pesquisa sobre a Investigação da Própria Prática: mapeamento em periódicos científicos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 11, p. 287-311, 2022. |Texto completo|

OLIVEIRA, V. S. D.; BASNIAK, M. I. Frações e seus diferentes significados: implicações para o ensino e para a aprendizagem de Matemática. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-20, 2021. |Texto completo|

OLIVEIRA, V. S. D.; BASNIAK, M. I. O planejamento de aulas assentes no Ensino Exploratório de Matemática desenvolvidas no ensino remoto de emergência. Educação Matemática Debate, v. 5, p. 1-26, 2021. |Texto completo|

DONEDA DE OLIVEIRA, V. S.; BASNIAK, M. I. Fracciones: comprensión de alumnos del 6º año en prácticas de enseñanza exploratoria orientados por la perspectiva de medición. Paradigma (Maracay), v. 42, p. 307-339, 2021. |Texto completo|

MAGGIONI, C. E. C. M.; ESTEVAM, E. J. G. Formação continuada em uma comunidade profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: análise de tarefas sobre números e operações. Em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, p. 1-26, 2021. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. A construção de cenários animados no GeoGebra e o ensino e a aprendizagem de funções. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. 43-58, 2020. |Texto completo|

BUENO, A. C.; BASNIAK, M. I. A construção de cenários animados no GeoGebra na mobilização de conhecimentos matemáticos por alunos com altas habilidades/ superdotação. Paradigma (Maracay), v. 41, p.252, 2020. |Texto completo|

ESTEVAM, E. J. G. BASNIAK, M. I. Articulando saberes a ensinar e para ensinar matemática por meio de práticas assentes no Ensino Exploratório. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, p. 120-144, 2020. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J.G. Uma lente teórica para analisar o potencial das tecnologias digitais do Ensino Exploratório de Matemática. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 32, p. 738-747, 2019. |Texto completo|

ESTEVAM, E. J. G.; BASNIAK, M. I. Mobilização do Pensamento Estatístico no Ensino Exploratório. Acta Latinoamericana de Matemática, v. 32, p. 205-214, 2019. |Texto completo|

ESTEVAM, E. J. G.; BASNIAK, M. I.; PAULEK, C. M.; SCALDELAI, D.; FELIPE, N. A. Estratégias e Procedimentos Emergentes na Resolução de Questões de Análise Combinatória e o Ensino Exploratório de Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, p. 221, 2019. |Texto completo

MACHADO, E. F.; SILVA, S. C. R.; BASNIAK, M. I.; MIQUELIN, A. F. APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, p. 204, 2019.  |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SILVA, S. C. R.; ALMEIDA, A. C. S. Tecnologia e Educação: Ferramentas de Poder no Asseguramento do Estado Moderno. Interciencia, v. 43, p. 66, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 3, p. 1-18, 2018. |Texto completo|

SILVA, S. C. R.; DESSBESEL, R. S.; BASNIAK, M. I. Modelización en la Enseñanza de Matemáticas: un Análisis de las Contribuciones de Software en la Enseñanza Superior. Paradigma (Maracay), v. 39, p. 282-300, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; ALMEIDA, A. C. S.; SILVA, S. C. R. Universidade e sociedade: diálogos silenciados. Revista Lusófona de Educação, v. 39, p. 147-159, 2018. |Texto completo|

ESTEVAM, E. J. G.; BASNIAK, M. I.; PAULEK, C. M.; SCALDELAI, D.; FELIPE, N. A. Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais: a elaboração da lei dos senos mediada pelo software GeoGebra. Revista Acta Scientiae, v. 20, p. 342-358, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SILVA, S. C. R. Tecnologia em Processos Culturais de Ensino Revelados por Professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 169-182, 2018. |Texto completo|

FELIPE, N. A.; BASNIAK, M. I. Tarefas propostas para a utilização do material adaptado? Régua de frações para o ensino de frações a cegos. Boletim online de educação matemática, v. 6, p. 356-376, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Matemática Revelado por Professores quando Relatam suas Práticas. Amazônia (UFPA), v. 14, p. 3, 2018. |Texto completo|

MACEDO, L. C. A.; BASNIAK, M. I.; NEVES, M. C. D.; SILVA, S. C. R.; MELLO, D. A. T. Proposta de metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem de autoria própria com Scratch. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 4, p. 561-582, 2018. |Texto completo|

BORUCH, I. G.; BASNIAK, M. I. Animações no GeoGebra e o Ensino de Matemática: uma experiência com alunos com altas habilidades/superdotação. Tecné, Episteme y Didaxis: TED (Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología), v. extra, p. 1-8, 2018. |Texto completo|

ZARPELON, E.; BASNIAK, M. I.; SILVA, S. C. R.; RESENDE, L. M. M. Repositórios de objetos de aprendizagem de matemática: uma breve caracterização e discussão a partir dos recursos disponibilizados em três bancos de dados. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En Línea), v. 13, p. 47-61, 2018. |Texto completo|

BERSSANETTE, J. H.; FRANCISCO, A. C.; SILVA, S. C. R.; BASNIAK, M. I. Avaliação do uso do APP Sololearn como ferramenta de apoio a aprendizagem dos fundamentos de programação de computadores. InterSaberes Revista Científica, v. 13, p. 504-524, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; LIZIERO, A. R. A Impressora 3d E Novas Perspectivas Para O Ensino: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos. Revista Observatório, v. 3, p. 445, 2017. |Texto completo|


BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: Contexto da Prática. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 3, p. 73, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G. O PIBID e o desenvolvimento da Scholarship da docência do professor de Matemática (PIBID program and teaching scholarship development of mathematics teacher). Crítica Educativa, v. 3, p. 602-617, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SILVA, S. C. R. Tecnologias Digitais nas Práticas dos Professores que Ensinam Matemática: Relações com a Formação Continuada. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 7, p. 130-143, 2017. | Texto completo

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C.; SILVA, S. C. R. O Programa Paraná Digital e a inclusão digital. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 1-20, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SILVA, S. C. R.; GAULOVSKI, J. M. Tecnologias digitais e ensino da matemática no Brasil: uma revisão da literatura de 2010-2017. Revista Tecnologias Na Educação, v. 23, p. 1, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 350, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O ProInfo e a Disseminação da Tecnologia Educacional no Brasil. Educação Unisinos (Online), v. 20, p. 201-214, 2016. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Políticas de tecnologias na educação: o Programa Paraná Digital. Educar em Revista, v. 60, p. 305-319, 2016.| Texto completo |

PRINCIVAL, C. J.; BASNIAK, M. I. O Uso do Software Br.Office Calc no Ensino de Funções Quadráticas. Sensos-e Revista Multimédia de Investigação em Educação, v. III, p. 3, 2016. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Uma proposta de construção geométrica usando a linguagem Logo. Boletim GEPEM (Online), v. 65, p. 1, 2015. | Texto completo |

BASNIAK, M. I.; SCALDELAI, D.; PAULEK, C. M.; FELIPE, N. A. Tecnologias digitais no ensino: discussões a partir de propostas desenvolvidas por licenciandos envolvendo polinômios. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 989-1012, 2015. | Texto completo |

BASNIAK, M. I. A produção de tarefas com o uso do software GeoGebra: uma alternativa para discutir as tecnologias digitais no ensino da Matemática. Revista Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1, 2015. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Avaliação em Matemática: Algumas Reflexões a Partir de Estudo Realizado no Curso de Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, p. 1-16-16, 2012. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; CHAVES NETO, A. Avaliação de Recursos Tecnológicos Implantados no Ensino Básico através da Análise de Correlação Canônica. Cadernos do IME. Série Estatística, v. 29, p. 47-62, 2010. |Texto completo|


Relatórios de Pesquisa PIBIC/PIBITI

Daniel José Kmita - PIBITI 2019/2020  |Arquivo completo|