Publicações

MACHADO, E. F.; SILVA, S.C.R; BASNIAK, M. I.; MIQUELIN, A. F.. APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, p. 204, 2019.  |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SILVA, S.C.R.; ALMEIDA, A. C. S.. Tecnologia e Educação: Ferramentas de Poder no Asseguramento do Estado Moderno. Interciencia, v. 43, p. 66, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 3, p. 1-18, 2018. |Texto completo|

SILVA, S.C.R.; DESSBESEL, R. S.; BASNIAK, M. I. Modelización en la Enseñanza de Matemáticas: un Análisis de las Contribuciones de Software en la Enseñanza Superior. Paradigma (Maracay), v. 39, p. 282-300, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; ALMEIDA, A. C. S.; SILVA, S.C.R. Universidade e sociedade: diálogos silenciados. Revista Lusófona de Educação, v. 39, p. 147-159, 2018. |Texto completo|

ESTEVAM, E. J. G.; BASNIAK, M. I.; PAULEK, C. M. ; SCALDELAI, D. ; FELIPE, N. A. . Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais: a elaboração da lei dos senos mediada pelo software GeoGebra. Revista Acta Scientiae, v. 20, p. 342-358, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SILVA, S.C.R. Tecnologia em Processos Culturais de Ensino Revelados por Professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 169-182, 2018. |Texto completo|

FELIPE, N. A.; BASNIAK, M. I. Tarefas propostas para a utilização do material adaptado? Régua de frações para o ensino de frações a cegos. Boletim online de educação matemática, v. 6, p. 356-376, 2018. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G. Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Matemática Revelado por Professores quando Relatam suas Práticas. Amazônia (UFPA), v. 14, p. 3, 2018. |Texto completo|

MACEDO, L. C. A.; BASNIAK, M. I.; NEVES, M. C. D.; SILVA, S.C.R.; MELLO, D. A. T.. Proposta de metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem de autoria própria com Scratch. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 4, p. 561-582, 2018. |Texto completo|

BORUCH, I. G.; BASNIAK, M. I. Animações no GeoGebra e o Ensino de Matemática: uma experiência com alunos com altas habilidades/superdotação. Tecné, Episteme y Didaxis: TED (Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología), v. extra, p. 1-8, 2018. |Texto completo|

ZARPELON, E.; BASNIAK, M. I.; SILVA, S.C.R; RESENDE, L. M. M.. Repositórios de objetos de aprendizagem de matemática: uma breve caracterização e discussão a partir dos recursos disponibilizados em três bancos de dados. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En Línea), v. 13, p. 47-61, 2018. |Texto completo|

BERSSANETTE, J. H.; FRANCISCO, A. C.; SILVA, S.C.R; BASNIAK, M. I. Avaliação do uso do APP Sololearn como ferramenta de apoio a aprendizagem dos fundamentos de programação de computadores. InterSaberes Revista Científica, v. 13, p. 504-524, 2018. |Texto completo|

VERONEZ, M. R. D.; SOARES, J. R. Comunicação de conhecimentos nas aulas de Matemática a partir de jogos de linguagem. Ensino em Re-vista. V. 25, p. 834-854, 2018.

VERONEZ, M. R. D.; CASTRO, E. M. V. Intervenções do professor em atividades de modelagem matemática. Acta Scientiae. V. 20, p. 431-450, 2018.
CASTRO, E. M. V; VERONEZ, M. R. D. Procedimentos manifestos por alunos do Ensino Fundamental em uma atividade de modelagem matemática. Ensino e Pesquisa. V. 15, p. 94-120, 2017. 
VERONEZ, M. R. D.; PEREIRA, E. Os dizeres dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática em Revista - RS. V. 1, p. 113-125, 2017. 

BASNIAK, M. I.; LIZIERO, A. R. A Impressora 3d E Novas Perspectivas Para O Ensino: possibilidades permeadas pelo uso de materiais concretos. Revista Observatório, v. 3, p. 445, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C.. O Programa Paraná Digital: Contexto da Prática. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 1, p. 73, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G. O PIBID e o desenvolvimento da Scholarship da docência do professor de Matemática (PIBID program and teaching scholarship development of mathematics teacher). Crítica Educativa, v. 3, p. 602-617, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SILVA, S.C.R. Tecnologias Digitais nas Práticas dos Professores que Ensinam Matemática: Relações com a Formação Continuada. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 7, p. 130-143, 2017.

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C.; SILVA, S.C.R. O Programa Paraná Digital e a inclusão digital. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 1-20, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SILVA, S.C.R; GAULOVSKI, J. M.. Tecnologias digitais e ensino da matemática no Brasil: uma revisão da literatura de 2010-2017. Revista Tecnologias Na Educação, v. 23, p. 1, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Avaliação em matemática: desafios que permeiam a prática dos professores em sala de aula. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 350, 2017. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C.. O ProInfo e a Disseminação da Tecnologia Educacional no Brasil. Educação Unisinos (Online), v. 20, p. 201-214, 2016. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Políticas de tecnologias na educação: o Programa Paraná Digital. Educar em Revista, v. 60, p. 305-319, 2016.

VERONEZ, M. R. D.; VELEDA, G. G. Reflexões sobre a realidade em uma atividade de Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática. V. 9, p. 1237-1252, 2016.

PRINCIVAL, C. J.; BASNIAK, M. I. O Uso do Software Br.Office Calc no Ensino de Funções Quadráticas. Sensos-e Revista Multimédia de Investigação em Educação, v. III, p. 3, 2016. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Uma proposta de construção geométrica usando a linguagem Logo. Boletim GEPEM (Online), v. 65, p. 1, 2015.

BASNIAK, M. I.; SCALDELAI, D.; PAULEK, C. M.; FELIPE, N. A. Tecnologias digitais no ensino: discussões a partir de propostas desenvolvidas por licenciandos envolvendo polinômios. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 989-1012, 2015.

BASNIAK, M. I. A produção de tarefas com o uso do software GeoGebra: uma alternativa para discutir as tecnologias digitais no ensino da Matemática. Revista Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1, 2015. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Cursos a distância X Cursos presenciais: alguns olhares. Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 9, p. 7-14, 2012. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Avaliação em Matemática: Algumas Reflexões a Partir de Estudo Realizado no Curso de Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, p. 1-16-16, 2012. |Texto completo|

BASNIAK, M. I. Projetos de Aprendizagem: uma experiência com alunos do Ensino Fundamental. Revista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 3, p. 1-14, 2011. |Texto completo|

BASNIAK, M. I.; CHAVES NETO, A. Avaliação de Recursos Tecnológicos Implantados no Ensino Básico através da Análise de Correlação Canônica. Cadernos do IME. Série Estatística, v. 29, p. 47-62, 2010. |Texto completo|