Você está aqui: Página Inicial > geptemate > Pesquisas

Pesquisas

A construção de animações e simuladores no software GeoGebra e o Ensino e a Aprendizagem de Matemática

Admitindo a hipótese de que a construção de animações e simuladores no software GeoGebra favorece a resolução de tarefas que exigem um conjunto complexo de raciocínio e trabalho, o qual ultrapassa aquele exigido em tarefas rotineiras, o presente projeto pretende investigar o potencial da construção de animações e simuladores no software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, Médio e Superior em países da América Latina. A pesquisa assume pressupostos metodológicos de investigação da Design-Based Research (DBR), uma recente e inovadora abordagem oriunda da pesquisa em Educação e, em particular, daquelas no campo da tecnologia educacional, a qual agrega as vantagens das metodologias qualitativas e quantitativas. 
Integrantes: Maria Ivete Basniak - Coordenador, Everton José Goldoni Estevam, Carla Juliana Princival, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Daysi Julissa García Cuéllar, Irene Victoria Sanchez Noroño, Ivonne Coromoto Sánchez Sánchez, Humberto Bortolossi,  Juan Luis Prieto González, Luis Andrés Castillo Bracho, Sergio Rubio-Pizzorno, Stephanie Chiquinquira Diaz Urdaneta.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Análise de tarefas como prática para a (res)significação de conhecimentos profissionais de professores de Matemática

Este estudo, que objetiva investigar como a análise de tarefas de natureza exploratória, em um contexto de grupo de estudos, contribui para a (res)significação de conhecimentos profissionais por professores de matemática, a fim de que integrem tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, está pautado no paradigma da pesquisa qualitativa e de cunho interpretativo. Será analisado um questionário aplicado a professores que Ensinam Matemática, confrontando os dados com estudos bibliográficos, buscando identificar potencialidades de tarefas exploratórias utilizando tecnologias digitais para a compreensão relacional da Matemática. Tarefas exploratórias que utilizem tecnologias digitais serão analisadas com o grupo, buscando elencar elementos que permitam identificar mudanças no decorrer dos encontros em relação às concepções da matemática quanto ao conhecimento de conteúdo e pedagógico dos professores que integrarão o grupo de estudos.

Integrantes: Maria Ivete Basniak - Coordenador, Celine Maria Paulek, Everton José Goldoni Estevam, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe.
Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.


Tecnologias digitais na Educação

O projeto objetiva estudar possibilidades das tecnologias digitais no contexto educacional, uma vez que a educação como processo de apropriação cultural não pode ser desvinculada da interferência que a tecnologia exerce na sociedade. Desenvolver-se-á mediante metodologia qualitativa e quantitativa, envolvendo: revisão de literatura; estudo e análise de documentos; estruturação, aplicação e análise de questionários e entrevistas com alunos e professores; elaboração, aplicação e análise de tarefas, objetos educacionais, materiais multimídia com alunos e professores; identificação de problemas, formulação de hipóteses, implementação e validação de algoritmos. Espera-se através da pesquisa contribuir para a superação das dificuldades enfrentadas no contexto educacional tendo as tecnologias digitais como uma das possibilidades. 
Integrantes: Maria Ivete Basniak - Coordenador, Celine Maria Paulek, Everton José Goldoni Estevam, Dirceu Scaldelai, Natali Angela Felipe.


Ensino Exploratório de Matemática na Educação Básica

Considerando os apontamentos da UNESCO quanto à dificuldade de se efetivar, na Educação Básica, uma educação matemática de qualidade para todos, transcendente à dimensão técnica, procedimental e monótona predominante, este projeto objetiva investigar o potencial de práticas de Ensino Exploratório de Matemática para superação do ensino tradicional, tecnicista e monótono de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, em contextos diversos, e com foco na melhoria da qualidade da educação matemática oferecida nestes níveis de ensino. Trata-se de uma perspectiva exigente de ensino, a qual admite como orientações gerais o inquiry , a reflexão, a comunicação e colaboração e, portanto, envolvem tarefas e dinâmicas de aula que se distanciam do ensino comumente denominado direto ou tradicional, bem como possibilitam a articulação de Tecnologias de Informação e Comunicação ? TIC, bem como possibilidades interdisciplinares. Dessa forma, assentes na metodologia de Design-Based Research (DBR), a pesquisa consistirá em intervenções, planejadas e realizadas em diferentes contextos, por múltiplos agentes, envolvendo temáticas, recursos e conteúdos matemáticos diversos, com vistas a identificar e aprofundar diferentes aspectos relacionados ao Ensino Exploratório de Matemática. Essas ações/intervenções de investigação serão orientadas por um quadro teórico consistente, elaborado pela equipe de pesquisadores de maneira cooperativa, e envolverão ações no Pibid, projetos extensionistas, pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado e o estágio supervisionado obrigatório. Os resultados dessas ações articuladas oferecerão elementos para confirmar, refutar, ajustar ou complementar nossas hipóteses sobre o potencial do Ensino Exploratório de Matemática e, assim, podem contribuir para o esclarecimento de modos pelos quais práticas pedagógicas inovadoras e desafiadoras podem contribuir para a qualidade da educação matemática desenvolvida na Educação Básica. Por conseguinte, essas mudanças podem criar oportunidades de aprendizagem mais consistentes e alinhadas aos contextos e orientações curriculares atuais, no que se refere ao ensino e à aprendizagem de Matemática..
Integrantes: Everton José Goldoni Estevam - Coordenador / Maria Ivete Basniak - Integrante / Hélia Margarida de Oliveira - Integrante / Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - Integrante / Dalva Spiler Brandelero - Integrante / João Carlos Alves Pereira Junior - Integrante / Vania Sara Doneda de Oliveira - Integrante.


Comunidade de Prática como contexto de desenvolvimento profissional docente e o juízo professoral de professores que ensinam Matemática

Considerando o potencial das Comunidades de Prática (CoPs) como contexto para o desenvolvimento profissioinal docente, este projeto objetiva investigar o potencial de CoPs para compreensão e (res)significação do impacto do juízo professoral nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, à luz da sociologia da reprodução de Bourdieu. Trata-se de um pesquisa intervenção, assente no paradigma qualitativo de cunho interpretativo, cujas ações circundam reuniões de um grupo de professores admitido como uma CoP, com encontros quinzenais para delineamento, discussão e avaliações de empreendimentos negociados e articulados coletivamente. Os resultados poderão auxiliar na compreensão do juízo professoral de professores nas aulas de Matemática, bem como apontar possibilidades para ações de formação continuada que transcendam cursos de capacitação..
Integrantes: Everton José Goldoni Estevam - Coordenador / Maria Ivete Basniak - Integrante / Antonio Charles Santiago Almeida - Integrante.