Você está aqui: Página Inicial > CEP > Menu Principal > CEP UNESPAR

CEP UNESPAR

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com "munus público", de caráter consultivo, deliberado em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos pesquisadores da instituição e promover a discussão dos aspectos das pesquisas envolvendo seres humanos. Foi instituído por meio da Carta Circular nº 334/2018 para defender os interesses dos sujeitos de pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos (Resolução nº 466/2012-CNS-MS, CNS/MS nº 510/2016 e suas complementares). O CEP UNESPAR é vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, (PRPPG). Está ligado e submete-se às normas e critérios emanados da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e, do Ministério da Saúde (MS).

Tendo como responsabilidade a avaliação da adequação dos projetos de pesquisa e dos materiais e métodos a serem empregados, este Comitê busca contribuir, sobremaneira, para o desenvolvimento institucional e social da comunidade e para a valorização do pesquisador que terá sua proposta de pesquisa reconhecida do ponto de vista ético, científico e tecnológico.

Portanto, Exerce o papel de zelar pelos aspectos éticos dos estudos propostos procedendo à revisão dos riscos, dos benefícios, do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), dentre outros elementos contidos nos respectivos protocolos apresentados, este Comitê assegura a preservação da dignidade humana, dos direitos dos participantes voluntários das pesquisas e do bem estar.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________


  • Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP UNESPAR

 

CNPJ do Comitê de Ética: 05.012.896/0001-42

Nome do Comitê de Ética: 9247 - UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná

Telefone: (44) 3141-4334